Pedrinhas convida para Festa de São Pedro
08/06/2018
PEDRINHAS CONVIDA PARA A FESTA DE SÃO PEDRO , PADROEIRO DOS PESCADORES - A Comissão da Igreja da comunidade de São Pedro e a Associação dos Moradores e Amigos da Vila de Pedrinhas convidam a população para a tradicional Festa de São Pedro, que começa com a parte religiosa entre os dias 26 e 28 de junho, com Tríduo , às 19 h, na Capela de São Pedro; Missa e Procissão com a Imagem de São Pedro no dia 29 de junho, às 16 horas, com saída da Capela - (Dia de São Pedro) e, no dia 30 de junho, a tradicional Festa Baile e Quermesse com show do grupo Dimensão Gaúcha , às 22 horas, na sede social do bairro, na Av da Praia. São Pedro é padroeiro dos pescadores. Em Pedrinhas, uma das mais tradicionais vilas caiçaras da Ilha, vivem cerca de trinta pescadores. A Festa de São Pedro é realizada desde 1948. O assessoria do Departamento de Desenvolvimento Local do município, Nezinho Lisboa – um dos moradores mais antigos da Vila – explica que Pedrinhas é especial porque, diferente do que ocorre em muitos pontos do litoral brasileiro, na Vila, são os visitantes que se moldam ao estilo de vida dos caiçaras e não o contrário.
Pedrinhas também diferencia-se das demais vilas do litoral pela forte consciência ambiental de seus moradores e veranistas. De Pedrinhas, é possível fazer passeios e pesca com barcos pelo Mar Pequeno. Também de lá, saem trilhas ecológicas que percorrem vilas caiçaras, manguezais , praias e dunas. O deck de madeira ecológica permite aos visitantes um contato maior com a natureza. O almoço caseiro com frutos do mar é um forte atrativo da Vila, assim como a cachaça com cataia. Também há venda diário de pescado todas as manhãs no Porto dos Pescadores. Nos finais de semana, há exposição e venda de artesanato local. Pedrinhas está distante 32 km do Boqueirão Norte, sentido sul.