Adolescentes do Programa Novas Ondas entregam 100 guarás artesanais ao Departamento de Cultura

Adolescentes do Programa Novas Ondas entregam 100 guarás artesanais ao Departamento de Cultura
Em uma manhã marcada por talento, criatividade e valorização cultural, o Programa Novas Ondas, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou a entrega de 100 esculturas de guarás – ave símbolo do município – ao Departamento de Cultura.
As peças foram produzidas voluntariamente pelos adolescentes atendidos pelo programa durante as oficinas de artes em madeira, realizadas nos meses de junho e julho, sob a coordenação de Ana Cláudia e orientação do oficineiro Ordilei. O trabalho manual resultou em peças únicas, que representam não apenas a fauna local, mas também o empenho e a superação dos jovens.
A entrega oficial contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Adolfo Teixeira, que destacou a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes, e da diretora do Departamento de Cultura, Joyce Witaski, que recebeu as esculturas em nome da pasta.
Os guarás serão oferecidos aos visitantes durante um evento cultural da cidade, levando consigo um pedaço da identidade de Ilha Comprida e fortalecendo o turismo cultural.
A prefeita Maristela Cardona reforçou o apoio da administração municipal a ações que incentivem a participação dos jovens em atividades educativas e culturais:
“Projetos como o Novas Ondas mostram que, quando acreditamos no potencial da juventude e investimos em formação e oportunidades, colhemos resultados que beneficiam toda a comunidade.”
O Programa Novas Ondas de medida socioeducativa segue como referência no município, unindo capacitação, arte e cidadania, e contribuindo para a transformação da vida de adolescentes e jovens.