Aves da Ilha, espetáculos da natureza

Ilha Comprida é considerada pela BirdLife Internacional área importante para a consevação das aves no Brasil

Considerada pela BirdLife International como área importante para a conservação das aves no Brasil, a Ilha Comprida oferece aos visitantes roteiros de observação de aves. Um dos destaques é avistar os belos guarás vermelhos que ocupam toda a extensão do estuário lagunar Cananéia-Iguape-Ilha Comprida. Todo ano, a partir de setembro, milhares de guarás vermelhos se reúnem na ponta norte da Ilha Comprida para se reproduzirem. Melhor observação entre meses de setembro e fevereiro. Além dos guarás, também podem ser avistados socós, garças azuis, garças brancas pequenas e garças brancas grandes Trata-se de um espetáculo natural, de rara beleza. A visitação é monitorada.

Considerado extinto do litoral havia dez anos, o guará vermelho ocupa hoje toda a extensão do estuário lagunar Cananéia- Iguape-Ilha Comprida. Todo ano, a partir de setembro, milhares de guarás vermelhos se reúnem na ponta norte da Ilha Comprida para se reproduzirem. Formam colônias de nidificação. Estas concentrações de aves são conhecidas por ninhais.

Ao chegarem nas áreas de ninhais, as aves procuram seus parceiros, constroem os ninhos ( ou reparam o ninho utilizado na estação anterior). Os ninhais podem reunir centenas de casais nidificando numa mesma árvore ou reunir milhares de aves fazendo seus ninhos nos manguezais que ficam próximos às áreas onde as aves retiram alimento para seus filhotes.

Entre os meses de setembro e fevereiro, além dos guarás vermelhos, também costumam se reunir neste mesmo local, socós, garças azuis, garças brancas pequenas e garças brancas grandes Trata-se de um espetáculo natural, de rara beleza.