Instalação da escultura de Baleia e Exposição Virtual “ Arte Que Veio Do Mar”  marcam sábado 05/06 o Dia Mundial do Meio Ambiente na Ilha Comprida

Instalação da escultura de Baleia e Exposição Virtual “ Arte Que Veio Do Mar”  marcam sábado 05/06 o Dia Mundial do Meio Ambiente na Ilha Comprida

Ilha Comprida-  No sábado 05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente – haverá a instalação de uma escultura de baleia ao lado do Quiosque da Jurema, no Balneário Viaréggio,  para recolhimento de recicláveis. Assinada pelo artista plástico Félix, da Ilha Comprida, a instalação da baleia será às 9h.  A iniciativa é da ong SOS Pinguim e União dos Balneários da Ilha Comprida- Viaréggio e Adjacências (UBIC), com apoio do município e Fundação Florestal. Haverá  troca de óleo usado e latinhas por mudas de plantas nativas.

Também no sábado 05/06,  a partir das 9h, haverá exposição virtual e venda de artigos "Arte que veio do Mar"  na horta comunitária do Juruvaúva , divulgada pelo Facebook Cidade de Ilha Comprida . Realizada pelo Projeto Guardiões das Dunas (Guadu), a exposição conta com grupos de arte formados pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Ilha Comprida.

A partir de segunda-feira 07/06 até o dia 30 de junho, haverá  ações ambiental e social com troca de  alimentos não perecíveis por mudas de plantas nativas na sede do Fundo Social de Solidariedade (FSS), na av. São Paulo, 125, de segunda a sexta, em horário comercial. Os alimentos arrecadados serão destinados às famílias em  situação de vulnerabilidade social, em razão do Covid-19.

“É importante o engajamento da comunidade nas ações ambientais para que as boas práticas e experiências possam inspirar outras pessoas “, afirma Daniela Peitl, da Divisão de Meio Ambiente da Ilha.  Também acontecem as campanhas Campanha Compartilhe Boas ideias e Boas Práticas no dia a dia  dentro da projeto “Nossas atitudes fazem a diferença”.  Em vídeos, integrantes do Centro de Convivência da Melhor  Idade  (CCMI) e comunidade compartilham boas ideias na área ambiental.

Ecovila Juruvaúva

Dentro da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, moradores da Ecovila Juruvaúva realizaram na quinta 03/06 a limpeza e restauração do Ecoponto Juruvaúva, e na sexta 04/06, a limpeza da Barra do Teodoro. Com placas de conscientização confeccionadas pelo grupo de arte local a partir de materiais recolhidos as praias, a Ecovila conta com pontos de coleta de óleo de cozinha usado,  garrafas e vidros quebrados .  Localizada a 35km do Boqueirão Norte , sentido Sul, a Ecovila de Juruvaúva tem visitação aberta a quem quiser conhecer a inciativas.