Com 40 anos de profissão, enfermeira Maria da Paz recebe hoje 21/01, às 17h, primeira vacina Coronavac na Ilha

Pandemia Coronavírus - Vacinação na Ilha
COM 40 ANOS DE PROFISSÃO, A ENFERMEIRA MARIA DA PAZ, QUE ATUA NA LINHA DE FRENTE NO COMBATE AO COVID, RECEBE HOJE 21/01, ÀS 17H, PRIMEIRA VACINA CORONAVC NA ILHA COMPRIDA
O Departamento Municipal de Saúde informa que a enfermeira Maria de Jesus Paz , profissional da Unidade de Pronto Atendimento (PA) da Ilha Comprida recebe hoje 21/01, às 17h, a primeira dose da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e aprovada pela Anvisa no dia 17/01. Com 40 anos de profissão, dos quais 22 anos na rede de saúde da Ilha, Maria da Paz faz parte do grupo prioritário de profissionais da linha de frente que serão imunizados nesta primeira fase do Plano Estadual de Vacinação.
A diretora do Departamento Municipal de Saúde, Vanessa Cristina Gimenes de Melo, explicou que, na remessa de hoje 21/01, chegam por volta das 14h, 70 doses da vacina . A viatura do município será acompanhada com escolta da PM. De acordo com ela, assim como as demais cidades da região e seguindo orientações do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado - GVE, o município deverá receber novas doses semanalmente para cumprir o calendário estadual de vacinação.
Além de Maria da Paz, outros 69 profissionais de saúde da linha de frente do Pronto Atendimento (PA) e Posto Avançado Covid-19 do município serão imunizados. De acordo com o Plano, serão imunizados, entre janeiro e março desse ano, conforme novas remessas de vacina, os demais grupos prioritários : todos os profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos ; 70 a 74 anos; 65 a 69 anos e acima de 60 anos. As datas e locais de vacinação para os grupos prioritários serão divulgadas nos próximos dias, conforme orientação do GVE.
Em live nesta sexta 22/01 , às 15h, por este facebook , o Departamento Municipal de Saúde prestará mais detalhes sobre a Vacinação Covid-19 no município
Preparação dos grupos prioritários
O Departamento de Saúde pede aos integrantes dos grupos prioritários que providenciem os documentos pessoais para levarem no dia da vacinação : RG, CPF , Cartão SUS, Comprovante de Endereço e Carteira de Vacina. De acordo com Vanessa, o objetivo é que no dia da vacinação , o atendimento seja mais dinâmico.
Pré-cadastro
Além de providenciar os documentos, também é recomendado que os contemplados na primeira fase façam o pré-cadastro no link https://vacinaja.sp.gov.br/ para que os dados dos pacientes sejam mais facilmente encontrados. Importante ressaltar que o pré-cadastro não é a garantia de receber a dose , mas dinamizar o acesso aos dados do paciente , uma vez que as doses aplicadas serão registradas no sistema de informação web Vacivida
Pandemia
O município segue, desde o início da pandemia, em março de 2020, as determinações do Plano SP de Combate ao Covid-19 . Entre as ações preventivas, o município cancelou o Ilha Verão ,o Carnaval, e pediu a todos os segmentos o respeito aos protocolos preventivos ao Covid-19. A Ilha mantém , desde março, o Posto Avançado Covid- 24h , para atendimento exclusivo aos suspeitos e confirmados de Covid-19. Boletins frequentes mantém a população informada sobre a situação da pandemia no município.