Pandemia Coronavírus- Fase Amarela - Município divulga protocolos de retomada dos diferentes segmentos

Pandemia Coronavirus – Fase Amarela Plano SP- Flexibilização

MUNICÍPIO DIVULGA PROTOCOLOS DE RETOMADA DOS DIFERENTES SEGMENTOS, DE ACORDO COM NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA O COVID

De acordo com o Decreto 1008/2020 de flexibilizações e retomada da economia com segurança e critérios técnicos preventivos contra o Covid, o município disponibiliza Protocolos de Segurança que devem ser adotados pelos diferentes segmentos. Em todos os lugares, é obrigatório o uso de máscaras, os cuidados com a higiene e o distanciamento social , com a recomendação de só se sair de casa quando necessário. O prefeito Geraldino Júnior afirmou que o município continuará a seguir as regras do Plano SP de prevenção ao Covid e, a qualquer alteração de fases, haverá mudanças no Decreto Municipal. Localizada na região de Registro, a Ilha saltou duas fases na última sexta : da fase vermelha – de alerta máximo para a doença – diretamente para a fase Amarela- de flexibilização. “Estamos seguindo as determinações governamentais, sempre com muito critério e cuidado para o controle da doença e a preservação de vidas”, explicou. A cidade permanece com controle de acesso e barreira 24 horas. As alterações do Decreto referem-se à autorização de entrada dos proprietários de imóveis mediante preenchimento de formulário de acesso disponível no www.ilhacomprida.sp.gov.br , o funcionamento do comércio, liberação das praias para a prática de atividades físicas individuais e o cumprimento de regras de segurança por todas as pessoas. Decreto está disponível para consultas no www.ilhacomprida.sp.gov.br, link portal da transparência- Leis e Decretos.

PROTOCOLOS OFICIAIS 

PROTOCOLOS SETORIAIS
1) BARES, RESTAURANTES, LANCHONETES E ESTABELECIMENTOS AFINS,
QUIOSQUES DA ORLA DA PRAIA, COMÉRCIO AMBULANTE, FEIRA:
DISTANCIAMENTO SOCIAL
- Priorizar reservas de assentos para evitar aglomerações no local.
- Demarcar o piso para garantir a distância de 1,5m (um metro e meio) entre os clientes.
- No sistema de autosserviço (“self service”), escalar funcionários específicos para servir os clientes,
mantendo o máximo de distanciamento possível.
- Manter o distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e meio) entre as mesas.
- Remover os assentos excedentes à capacidade de funcionamento autorizada ou isolá-los para evitar o
uso, com distanciamento de pelo menos 1,5m (um metro e meio).
- Mesas comunitárias devem seguir a norma de 1,5m (um metro e meio) de distância entre os clientes.
- Se possível, promover o uso na diagonal dos assentos.
- Fica proibido o consumo no balcão de atendimento.
- Entregadores de refeições devem fazer as entregas com máscaras, frascos de álcool em gel 70% e
manter distância mínima de 1,0m (um metro) do cliente no momento da entrega, bem como no contato
com colaboradores do estabelecimento ou outros entregadores.
HIGIENE PESSOAL
- Lavar e trocar os uniformes diariamente e levá-los ao local de trabalho protegidos em saco plástico
ou outra proteção adequada.
- Usá-los somente nas dependências da empresa, observando as indicações das autoridades da saúde e
sanitárias.
- Os uniformes devem ser lavados e trocados diariamente e levá-los ao local de trabalho protegidos em
saco plástico ou outra proteção adequada.
- No trajeto entre a casa e o local de trabalho, funcionários e colaboradores não devem usar o trajeto de
uniforme, a fim de evitar a contaminação dos colegas de trabalho, bem como utilizá-lo somente dentro
do estabelecimento.
- Nos vestiários, devem ser tomados os cuidados para evitar a contaminação cruzada do uniforme,
como não manter em contato os uniformes limpos e os sujos, bem como não deixar os sapatos em
contato com os uniformes limpos.
- Funcionários e colaboradores devem usar máscaras simples descartáveis, que devem ser substituídas,
a cada 2 horas, no máximo, ou de pano (artesanal) por até 3 horas, com cores diferenciadas para
melhor controle de substituição e higienização.
- Para funcionários e colaboradores que manipulam alimentos, também usar protetor facial tipo visor,
que deve ser higienizado com água e sabão e desinfetados com álcool 70% ou solução clorada,
conforme a frequência de uso.
- No caso de entregadores pertencentes ao quadro do estabelecimento, o estabelecimento é responsável
pelo fornecimento das máscaras e demais produtos de higienização, como álcool em gel 70%, para que
os funcionários possam higienizar as mãos, as máquinas de cartões que devem estar devidamente
envelopadas com papel filme, e bags de transporte.
- No caso de entregadores pertencentes às plataformas de delivery ou empresas terceirizadas, estas são
responsáveis pelo fornecimento de materiais e produtos e capacitação de seus funcionários.
- Em caso de troco em dinheiro, recomendamos que a devolução seja feita em saco plástico para não
haver contato do dinheiro com as mãos.
- As embalagens de transporte (térmicas popularmente conhecidas como bags) nunca devem ser
colocadas diretamente no chão em nenhum momento, devido aos riscos de contaminação.
- Disponibilizar talheres descartáveis ou devidamente embrulhados aos clientes, como alternativa aos
talheres convencionais, que não precisam parar de ser oferecidos.
- Os talheres devem ser oferecidos ao cliente com proteção que impeça o contato direto com a mão.
Funcionários e colaboradores devem higienizar as mãos após: chegar ao trabalho; utilizar os
sanitários; tossir, espirrar, assoar o nariz; usar esfregões, panos ou materiais de limpeza; fumar;
recolher lixo e resíduos; tocar em sacarias, caixas, garrafas e sapatos; tocar em alimentos não
higienizados ou crus; interromper o serviço e iniciar outro; manusear dinheiro; usar utensílios
higienizados; antes de colocar luvas descartáveis e após retirá-las; e sempre que necessário.
- Antes de iniciar o pré-preparo e preparo dos alimentos, os colaboradores devem sempre higienizar as
mãos de modo correto e manter a frequência adequada, de acordo com a duração da etapa de prépreparo.
- Operadores dos caixas devem utilizar máscaras e não podem manipular alimentos.
LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DE AMBIENTES
- Adotar cardápios digitais ou com tecnologia de QR Code, confeccionados em materiais descartáveis
e/ou que que permita a higienização imediata após manuseio pelo cliente.
- Utilizar comandas descartáveis, eletrônicas ou que sejam de material de fácil higienização.
- Materiais usados pelo cliente devem ser higienizados entre um atendimento e outro com álcool 70%.
- Higienizar utensílios com frequência e utilizar embalagens apropriadas, observando as indicações
das autoridades da saúde e sanitárias.
- Guardanapos de papel devem ser oferecidos ao cliente em dispensers protegidos ou embalados e
guardanapos de tecido podem ser levados ao cliente após este ter ocupado a mesa.
- Toalhas de mesa devem ser trocadas a cada uso, não podendo ser aproveitadas de um atendimento
para o outro.
- Temperos devem ser disponibilizados em sachês ou, quando essa opção não for possível, oferecer o
produto aos clientes em recipientes individuais e com tampa;
- Os equipamentos de buffet onde os alimentos são oferecidos aos clientes, como mesas, balcões, entre
outros expositores, devem ser providos de protetores salivares frontais e laterais, que funcionarão
como barreira física para garantir a proteção dos alimentos.
- Estabelecimentos com serviço de buffet devem adotar procedimento de troca de pegadores, conchas,
colheres e outros utensílios de uso dos clientes para se servir, com frequência e conforme necessidade.
- Não devem ser utilizados panos têxteis, mas sim descartáveis, para a higienização de equipamentos e
utensílios.
- Seguir os critérios técnicos e estabelecidos em legislações vigentes para higienização de hortifrútis,
superfícies, utensílios e equipamentos envolvidos no processo.
- Seguir rigorosamente os critérios técnicos e especificados nas legislações vigentes para
descongelamento, dessalgue, cocção, resfriamento e demais etapas da cadeia produtiva de alimentos.
- Realizar, a cada 3 horas a higienização das instalações dos sanitários de uso de colaboradores e
clientes (pias, peças sanitárias, válvula de descarga, torneiras, suporte de papel higiênico/papel toalha
e secador de mãos), equipamentos, utensílios, superfícies em que há maior frequência de contato como
fechaduras, maçanetas das portas, interruptores, corrimões, carrinhos, lixeiras, dispensadores de
sabonete líquido, álcool em gel 70%, piso, paredes e portas, dentre outros.
- Manter, na entrada e nos lavatórios, borrifadores e dispensadores abastecidos de álcool 70% e/ ou de
outros desinfetantes.
- Nos banheiros e lavatórios, sabonete e papel toalha descartável não reciclado devem estar
disponíveis para que os clientes possam higienizar as mãos antes de se servirem.
- Todos os produtos de limpeza utilizados no estabelecimento, fracionados ou não, devem estar
devidamente identificados, dentro do prazo de validade e seguindo as orientações dos fabricantes e das
legislações vigentes.
- Cumprir o Programa de Limpeza implementado no estabelecimento, de forma que todos os
equipamentos, utensílios, superfícies e instalações sejam higienizados antes do retorno das operações.
- Chopeira, máquinas de café, máquinas de gelo e demais equipamentos que sejam limpos por equipe
terceirizada ou equipe do estabelecimento devem ser higienizados antes da reabertura.
- Contratar profissional capacitado para avaliar a necessidade de limpeza do sistema de exaustão,
especialmente nos casos em que o estabelecimento permaneceu fechado.
- Funcionários devem higienizar as mesas e cadeiras após cada uso e troca de cliente.
- Disponibilizar dispensadores com álcool em gel 70% para uso daqueles que optarem pelo pagamento
por meio de cartões e dinheiro.
COMUNICAÇÃO
- Antes da abertura do estabelecimento, reunir a equipe para alinhar as medidas de segurança que
foram adotadas e, conforme necessidade, realizar reuniões de alinhamento e correções.
- Orientar os clientes quanto à lavagem das mãos e utilização de álcool em gel 70% antes de
consumirem a refeição, seja de forma escrita ou oral.
- Incluir entregadores próprios nos programas de capacitação de funcionários.
- Entregadores terceiros deverão ser incluídos nos programas das empresas terceiras.
- Na área de buffet, manter cartaz em local visível com a recomendação que as mãos devem ser
higienizadas antes de pegar os alimentos e iniciar as refeições.
MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE
- Aferir com termômetro do tipo eletrônico a temperatura funcionários, clientes, colaboradores,
prestadores de serviços, lojistas para permitir o acesso.
- Quem estiver com temperatura acima de 37,5ºC e/ ou mostrar sintomas de gripe/resfriado, orientar a
buscar ajuda médica.
- Manter colaboradores que estão no grupo de risco atuando com trabalho remoto e oriente que seus
lojistas façam o mesmo, caso os tenham em seu quadro de funcionários.
- Verificar o uso obrigatório de máscaras e impedir o acesso de quem não esteja com a proteção facial.
2) SALÕES DE BELEZA, CABELEIREIROS E BARBEARIAS
- a distância mínima entre estações de trabalho deve ser de 2m (dois metros).
- No caso de estações de trabalho em linha, respeitar a distância mínima e deixar ao menos uma vazia
entre duas em uso.
- atendimento deve ser exclusivamente com agendamento prévio, prevendo intervalo suficiente entre
marcações para higienização completa das estações de atendimento e utensílios.
- orientar que os clientes evitem chegar antecipadamente ou com atrasos para evitar aglomerações em
ambientes como recepções e salas de espera.
- desestimular a permanência de acompanhantes dentro do estabelecimento, exceto para clientes que
necessitem acompanhamento, limitado a um acompanhante por cliente.
HIGIENE PESSOAL
- Funcionários devem usar touca descartável, além de manter suas unhas cortadas.
- Funcionários devem utilizar farda branca, lavada diariamente com a utilização de água sanitária, ou
jaleco de TNT descartável, trocado a cada cliente, desde que o serviço realizado necessite contato
físico, como massagem.
- Usar luvas no caso de contato físico necessário com o cliente.
- Desencorajar o uso de acessórios como anéis, brincos, pulseiras, gargantilhas, relógios e colares.
LIMPEZA E HIGIENBIZAÇÃO DE AMBIENTES
- A higienização de bobs, presilhas, pentes, escovas, pinceis de maquiagem e outros utensílios deve ser
feita periodicamente, colocando-os de molho por quinze minutos em solução de água com água
sanitária entre dois e dois e meio por cento ou em solução de clorexidina a dois por cento, seguida da
diluição de cem mililitros de clorexidina para um litro de água.
- A higienização dos móveis, equipamentos e objetos deve ser feita antes e depois de cada uso.
- Estações de atendimento e equipamentos, incluindo macas, devem ser higienizados a cada
atendimento.
- O agendamento de clientes deve prever intervalo suficiente entre marcações para a higienização.
- Produtos para cada atendimento devem ser fracionados, evitando levar o pincel possivelmente
contaminado ao produto durante a aplicação de maquiagem. Processos de esterilização devem ser
atualizados, de acordo com as orientações da vigilância sanitária.
COMUNICAÇÃO
- Recomendar aos clientes que evitem os horários de pico e se programem para agendar atendimentos
em horários alternativos, apresentando gráfico com frequência diária por horários.
3) SERVIÇOS DE ESTÉTICA, BELEZA E ACADEMIAS
DISTANCIAMENTO SOCIAL
- Utilizar-se de agendamentos prévios e orientar para que os clientes evitem chegar antecipadamente
ou com atrasos para evitar aglomerações em ambientes como recepções e salas de espera.
HIGIENE PESSOAL
- Durante a realização dos procedimentos, os profissionais envolvidos diretamente deverão utilizar
protetores faciais (devidamente higienizados periodicamente) ou a combinação de máscara
(preferencialmente N95, devendo ser trocada a cada sete dias se suas características forem mantidas,
no máximo) e óculos.
- Recomenda-se, também, o uso de aventais preferencialmente impermeáveis, a depender do tipo de
procedimento.
- Os clientes devem usar máscara médica durante toda a sua permanência no estabelecimento, as quais
devem ser fornecidas mediante esclarecimentos de medidas de segurança adotadas para todos que
entrarem sem as mesmas.
- Os lenços usados devem ser descartados imediatamente em uma lixeira de acionamento sem as
mãos, e as mãos devem ser lavadas com água e sabão e, na impossibilidade, com álcool em gel 70%
antes de continuar o trabalho.
- Se luvas forem usadas, verifique se elas são removidas após cada cliente e trocadas regularmente.
- As mãos devem ser higienizadas entre todas as trocas de luvas.
- Se um trabalhador estiver sozinho atrás de uma barreira física, uma máscara médica ou uma
cobertura facial não será necessária.
- Se o trabalhador estiver atrás de uma barreira física com colegas de trabalho ou precisar sair de trás
da barreira física (e uma distância de dois metros não for possível), uma máscara ou máscara médica
deve ser considerada.
COMUNICAÇÃO
- Pedir aos clientes em grupos de risco que evitem ir ao estabelecimento.
- Enviar mensagens automáticas para manter os clientes informados sobre os sintomas do COVID-19,
pedindo àqueles que estão doentes ou com sintomas respiratórios que evitem ir ao estabelecimento até
ficarem saudáveis novamente