Educação participa da Avaliação Fluência Leitora para avaliar impactos da pandemia na alfabetização
Educação
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DA PRIMEIRA AVALIAÇÃO FLUÊNCIA LEITORA 2021 PARA AVALIAR OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA ALFABETIZAÇÃO
O Departamento Municipal de Educação da Ilha realiza até 29/10 a Avaliação de Fluência Leitora junto aos estudantes do 2° ano do ensino fundamental. Iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e a Undime , a Avaliação tem a meta de diagnosticar os impactos da pandemia na alfabetização e, assim, traçar planos de ação eficazes para 2022.
A avaliação ocorre de forma presencial até 29 de outubro e tem também objetivo de analisar o desempenho individual na leitura e compreensão de textos escritos para diagnosticar eventuais lacunas no processo de alfabetização durante o período de pandemia.
Por meio do aplicativo CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), o exercício proposto verifica a capacidade, fluidez e ritmo do estudante de ler palavras e textos voltados à etapa escolar, traçando um diagnóstico preciso sobre o perfil leitor dos estudantes. Os gestores e professores aplicadores participaram de capacitação para a aplicação da avaliação.