Município inaugurou na manhã desta terça a Casa da Juventude da Ilha, a quinta Casa do Estado

Município inaugurou na manhã desta terça a Casa da Juventude da Ilha, a quinta Casa do Estado
 
Com a presença de autoridades municipais, representante do Governo do Estado, população e muitos jovens, foi inaugurada na manhã desta terça 19/12, a Casa da Juventude Juliano Rodrigues Ferreira da Costa, na Av. São Paulo, s/n, em frente ao Espaço Cultural Plínio Marcos. Ao abordar a homenagem póstuma ao Juliano, que dá nome à Casa, o prefeito da Ilha Comprida afirmou que o estudante era uma inspiração para a cidade, pessoa do bem que amava a Ilha e servia a comunidade com muito amor: “Considero importante eternizar as pessoas que passaram pela vida da Ilha e deixaram suas marcas para inspirar outras pessoas”.
O prefeito agradeceu à parceria com o Governo do Estado, o apoio dos vereadores, secretários, educadores e todos que tornaram possível a realização do sonho da Ilha contar com sua Casa da Juventude, a quinta das 40 projetadas o Estado. Segundo o prefeito, a Casa integra o Complexo Cultural e de Lazer integrado ao futuro Centro de Eventos. “Espaços como a Casa da Juventude e, logo mais, o Centro de Eventos são locais onde acontecem, de fato, a transformação das pessoas, o aprimoramento de habilidades e novas oportunidades”.
De acordo com o prefeito, o objetivo da Casa é contribuir para que os jovens exercitem o trabalho colaborativo e enfrentem, com qualificação, o desafio do primeiro emprego ou primeiro empreendimento. A Casa terá atividades voltadas à Tecnologia, Coworking, ambientes para Startups ,Univesp, Novotec, cursos e oficinas diárias realizadas pelo Ilha Jovem.
O representante do Governo do Estado parabenizou o Município pela conquista: “Fico feliz ao ver uma estrutura como essa onde o jovem será acolhido e terá oportunidades”. A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade afirmou que os jovens precisam saber que não estão sozinhos:“Aqui é uma casa para se realizar sonhos, uma casa de oportunidades, de transformação. Aqui, eles têm voz, tudo foi organizado para eles de uma maneira integrada entre as Secretarias do Município”.
A secretária municipal de Educação afirmou que a Casa da Juventude é mais um instrumento da cidade educativa, um chão que é da juventude , num trabalho intersetorial do Município para oferecer o melhor aos jovens. A secretária de Desenvolvimento Social disse que o futuro está na Casa da Juventude. “O Município já é reconhecido nacionalmente pelo trabalho que faz pelas crianças e, logo, também será pelas oportunidades pela nossa juventude”. A secretária de Saúde destacou que a promoção da saúde é também o bem estar físico, mental e social: “A Casa vai oferecer tudo isso aos jovens e isso é cuidar da saúde também “.
O coordenador do Ilha Jovem parabenizou o Município por fazer acontecer a Casa da Juventude. “Os jovens precisam de espaços para serem ouvidos . É uma casa dos sonhos para que os jovens se posicionem como cidadãos de direito”. O presidente do Conselho Municipal da Juventude destacou a importância da Casa, “mais uma ferramenta para oportunidades e realização de sonhos”.
Após ser homenageada pelos professores e gestores da Escola Monte Carlo, a professora Rosana, mãe de Juliano Rodrigues, que dá nome à Casa da Juventude, abordou sua emoção e gratidão com a homenagem póstuma prestada ao filho. “Juliano amava a Ilha e vivia intensamente tudo o que gostava, futebol, trabalho voluntário, ele era bom no que fazia. Ele era feliz e se foi aos 21 anos. Não teria outra maneira melhor de homenageá-lo porque, em vida, ele falava “mãe, constrói alguma coisa para eu trabalhar com os jovens. Ele tinha muitas ideias, era incansável. Me sinto presenteada, com sentimento de gratidão. Juliano era muito amigo, leal, gigante no amor, no otimismo e na alegria de viver”.
A jovem Suelen Larissa, 15 anos, afirmou que é “muito bom ter um lugar onde a gente se sinta bem”. “Aqui é um lugar que traz felicidade e oportunidades para nós, jovens”. Pedro Henrique, 10 anos, acrescentou: “Achei muito legal porque os jovens podem aprender bastante porque têm um futuro bem longo pela frente”.