Município, Sebrae, FSS e artesãos iniciaram o trabalho de construção coletiva do Programa de Fortalecimento e Valorização do Artesanato da Ilha
Município, Sebrae, FSS e artesãos iniciaram o trabalho de construção coletiva do Programa de Fortalecimento e Valorização do Artesanato da Ilha
Inédito no Vale do Ribeira, o programa de construção coletiva do Programa de Fortalecimento do Artesanato da Ilha Comprida foi iniciado na quarta 10/08, no Espaço Cultural, em reunião que contou com representantes do Município, Sebrae , Fundo Social de Solidariedade (FSS), artesãos e artesãs da Ilha. “Temos uma missão juntos de ouvirmos todas as opiniões, quereres e dores de quem vivencia o artesanato para traçarmos estratégias para o fortalecimento do setor”, explicou o representante do Sebrae-Agência Vale do Ribeira, Carlos Alberto Júnior.
A presidente do FSS, Juliana Peitl, agradeceu ao Sebrae pela parceria com o Município: “Essa construção coletiva é de fundamental importância para consolidarmos o artesanato como forte produto turístico do Município, com identidade e profissionalização. O artesanato é fundamental para o turismo, para a cultura e para a geração de renda do Município” .
O encontro contou com setenta artesãos e foi o ponto de partida da construção coletiva, que terá mais três meses de trabalho. A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento Local (PDL 2022), assinado pelo prefeito Geraldino Júnior, documento que aponta para este ano ações para o fortalecimento das cadeias produtivas Meios de Hospedagem, Gastronomia e Artesanato.
Também do Sebrae, Ricardo de Oliveira, destacou que o programa pioneiro servirá de modelo para as demais cidades da região. O Encontro contou também com exposição de artesanato dos diferentes núcleos de arte, café caiçara e apresentação de rabeca de Miguel Nascimento , da OSC Crescer para o Futuro.



