CONHEÇA AS TRILHAS DA ILHA

Informe-se sobre os passeios na Divisão Municipal de Turismo
da Ilha Comprida - (13) 3842-7000

 

Trilha Juruvaúva/Pedrinhas

Trilha com 7.450 metros de extensão e aproximadamente 3 horas de caminhada. O retorno é feito por barcos pelo Mar Pequeno. Esta trilha liga duas comunidades caiçaras, a Vila de Pedrinhas, conhecida pela famosa cachaça com cataia, e a Vila de Juruvaúva, destaque pela qualidade de suas ostras. O roteiro inclui observação da vegetação típica de restinga e visita ao único viveiro de mudas de restinga de São Paulo.


Trilha Vila Nova/Sítio Arthur

Trilha com 5.628 metros de extensão e aproximadamente com 2 horas de caminhada, com retorno com barcos pelo Mar Pequeno. Esta trilha liga as comunidades caiçaras de Vila Nova,onde localiza-se a Capela da Nossa Senhora da Conceição, de 1770, até o Sítio Arthur. Passarelas, placas e pontes tornam esta trilha especialmente atrativa para observação dos manguezais, sítios arqueológicos ( sambaquis) , a fauna e flora.


Trilha Dunas/Juruvaúva

Com 3.600 metros de extensão, esta trilha possibilita conhecer as últimas dunas ainda intocadas do Estado de São Paulo. Em muitos pontos, as dunas transformam-se em mirantes para a observação da praia a longa distância, o porte da vegetação típica, aves da região e cenários deslumbrantes.

Trilha de Trincheira

Trilha com 2.100 metros de extensão que explora as belezas naturais do extremo sul da Ilha Comprida. No percurso, avistam-se lindas bromélias, o mar, barcos de pescadores, falésias e, com sorte, é possível observar golfinhos no canal de Cananéia.


Maravilha (Mar-Aves-Ilha) da Ponta da Praia

Contempla observação de aves, lagunas, visão panorâmica do estuário, do mar, da Serra do Itatins-Juréia, dunas, lagoa e ruínas. Visita ao antigo porto da balsa para apreciar o artesanato local. Passeios opcionais com caminhadas curtas ou trilha com aproximadamente 2h30 de duração. Roteiro com transporte opcional com barco.